São muitas as características de um bom profissional de
Educação Física, primeiramente no meu ponto de vista temos que amar o que
fazermos, até porque nos tratamos do cuidado com o próximo, então pequenos
detalhes podem fazer a diferença. É preciso estar atento aos detalhes, Segundo
:
Pereira e Garcia (1996) o conceito de ‘bom
professor’, além de associar-se à categoria de professor, deve estar ligado a
uma situação histórica dada, com implicações sociológicas, culturais e
políticas, manifestadas na sua forma de ser, como pessoa e como profissional. O
conceito de ‘bom’, também como categoria filosófica, é motivo de estudo desde o
tempo dos sofistas gregos. O ‘bom’ está interrelacionado com o ‘bem’ e incorre
em valor. Conforme Heller (1989) o valor é uma categoria ontológica-social
dependente das atividades dos seres humanos, sendo resultado e expressão de
relações e situações sociais.
O poder de
transformação de um profissional de Educação Física que não vale a pena
simplesmente chegar soltando a bola em suas aulas, é necessário ter uma
metodologia de ensino , observar a cultura da comunidade e tentar trazer novas
experiências.Ele é o principal elemento de ligação com conhecimento externo que
traz para interior.
O professor tem o
papel de organizar conteúdos , a metodologias
e a avaliação , ele é disciplinador ou seja ele vigia,dirige,aconselha e
corrige.
Profissionais
não pensam, agem ou falam como pesquisadores; profissionais e pesquisadores
trabalham em diversas comunidades epistêmicas; pensam e agem de maneira
diferente porque tiveram diferentes experiências de socialização, além de serem
diferenciadas as exigências das suas carreiras profissionais e as demandas no
seu trabalho. A própria linguagem da pesquisa e do conhecimento científico –
formal e codificada – não é a mesma linguagem da prática profissional –
cotidiana e informal (Betti, 1996, p. 102).
Observamos a grande
carga que um profissional de Educação Física carrega,quando isso vai para nosso
dia a dia podemos observar a importância de se ter um planejamento de aula para
que se possa ter coerência na aplicação das atividades é que enfim possamos
prosseguir no processo de evolução dos nossos alunos, para que enfim possamos
chegar em um resultado positivo .
Comentários
Postar um comentário