CARACTERÍSTICA DE UM BOM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

São muitas as características de um bom profissional de Educação Física, primeiramente no meu ponto de vista temos que amar o que fazermos, até porque nos tratamos do cuidado com o próximo, então pequenos detalhes podem fazer a diferença. É preciso estar atento aos detalhes, Segundo :

Pereira e Garcia (1996) o conceito de ‘bom professor’, além de associar-se à categoria de professor, deve estar ligado a uma situação histórica dada, com implicações sociológicas, culturais e políticas, manifestadas na sua forma de ser, como pessoa e como profissional. O conceito de ‘bom’, também como categoria filosófica, é motivo de estudo desde o tempo dos sofistas gregos. O ‘bom’ está interrelacionado com o ‘bem’ e incorre em valor. Conforme Heller (1989) o valor é uma categoria ontológica-social dependente das atividades dos seres humanos, sendo resultado e expressão de relações e situações sociais.

O poder de transformação de um profissional de Educação Física que não vale a pena simplesmente chegar soltando a bola em suas aulas, é necessário ter uma metodologia de ensino , observar a cultura da comunidade e tentar trazer novas experiências.Ele é o principal elemento de ligação com conhecimento externo que traz para interior.
O professor tem o papel de organizar conteúdos , a metodologias  e a avaliação , ele é disciplinador ou seja ele vigia,dirige,aconselha e corrige.

Profissionais não pensam, agem ou falam como pesquisadores; profissionais e pesquisadores trabalham em diversas comunidades epistêmicas; pensam e agem de maneira diferente porque tiveram diferentes experiências de socialização, além de serem diferenciadas as exigências das suas carreiras profissionais e as demandas no seu trabalho. A própria linguagem da pesquisa e do conhecimento científico – formal e codificada – não é a mesma linguagem da prática profissional – cotidiana e informal (Betti, 1996, p. 102).
Observamos  a grande carga que um profissional de Educação Física carrega,quando isso vai para nosso dia a dia podemos observar a importância de se ter um planejamento de aula para que se possa ter coerência na aplicação das atividades é que enfim possamos prosseguir no processo de evolução dos nossos alunos, para que enfim possamos chegar em um resultado positivo .



Comentários