CIFOSE, LORDOSE E ESCOLIOSE .ATIVIDADES FÍSICAS INDICADAS.


Bom dia,
Hoje venho ressaltar a importância de alguns cuidados tais como nossa postura diante computadores, trabalhos, atividades físicas. Para seu bem estar é importante se manter atento às dicas abaixo para que possa ter resultados significativos. Vou comer então citando alguns males da saúde adquirido por falta de postura:

Lordose- É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose). A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.

Cifose - É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.

Escoliose - É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural.  A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.
Veja a seguir o quadro demostrativo: 


Lordose,Cifose e Escoliose-  que todas as atividades físicas fazem bem para o praticante disso sabemos porém é preciso ficar atento  pois nesses casos é preciso ter um acompanhamento de um profissional de Educação física com parceria com o fisioterapeuta, pois alguns exercícios sendo praticado sem orientação pode causar grande problemas, sendo eles:
-Handball, tênis, basquete e outros exercícios que exigem muito mais um lado do corpo do que o outro ocupam os últimos lugares da lista. Nada impede que esses esportes sejam praticados, mas é ideal pedir aconselhamento de um profissional para evitar dores pelo corpo. As atividades acima possui um grande impacto por isso a restrição.

Dicas para o dia-a-dia do praticante de atividade com escoliose:
-Atenção na postura em que você fica durante o seu trabalho, se ficar sentado, alinha-se, mantenha sua postura alinhada e de forma que não tencione os músculos, principalmente, cervicais e lombares;
-Tenha cuidado ao carregar pesos, levante os pesos de forma correta, e tente carregá-los divididos entre os lados, caso isso não seja possível reveze entre os ombros e/ou braços;
-Use calçados adequados no seu dia a dia e quando for realizar alguma atividade física use obrigatoriamente tênis;
-Sempre respeite as limitações do seu corpo, principalmente em caso de dores;
-Pratique atividade física e siga a orientação de um profissional qualificado, não tente fazer um treino ou tratamento sozinho, isso poderá ser muito prejudicial ao seu bem estar e saúde física de seu corpo.

Esportes indicados:
Natação
Pilates
Alongamentos.
Musculação ( com excessões de alguns exercicios)
caminhada de baixo impacto em observação a postura  e pasada( forma que se pisa).
 OBSERVAÇÃO: é importante que seja diagnosticado e logo ápos ser repassado ao profissional de Educação Física para que ele possa montar um treino de total  resultado positivo.






Comentários

  1. minha amiga hemilly tem escoliose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ningém quer saber sobre a sua vida pessoal

      Excluir
  2. Hidroginastica e recomendada?

    ResponderExcluir
  3. Sim, a hidroginástica é indicado pois tem baixo impacto, mas tudo feito com acompanhamento de um Profissional, pois não são todas as atividades dentro da hidroginástica que podem ser executados para quem tem tal problema.Além disso o Pilates trabalha o corpo de uma forma global, enfatizando os princípios básicos, dentre eles: respiração, posicionamento da pelve, posicionamento da caixa torácica, movimentação e estabilização da cintura escapular e posicionamento da cabeça e coluna cervical. Trazendo essa consciência ao praticante, fará com que se habitue a posturas mais adequadas no seu dia-a-dia, aliviando dores nas costas e amenizando os problemas

    ResponderExcluir
  4. Ola, tenho escoliose, ja fiz fisioterapia a um tempo atraz, tenho 16 anos, e descobri quando tinha 12, sinto as vezes algumas dores, gostaria mt de saber se posso fazer jump, nao me interesso em fazer nataçao, e nem pilates .. Passo no meu ortopedista uma vez ao mes

    ResponderExcluir
  5. Bom é importante que seu medico junto ao seu fisioterapeuta te libere para pratica de jump, pois deve ser limitado por ter alto impacto, mas não que você não possa fazer, mais tudo com base de um acompanhamento.
    "Geralmente os tratamentos que visam corrigir a escoliose enfocam trabalhos de alongamento e fortalecimento com distribuições diferentes em cada lado da coluna, visando equilibrar a cadeia cinética posterior (musculatura posterior do corpo).Pratique atividade física e siga a orientação de um profissional qualificado, não tente fazer um treino ou tratamento sozinho, isso poderá ser muito prejudicial ao seu bem estar e saúde física de seu corpo."
    Ficou claro?!
    Desde já agradeço
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Acompanhe também pelo Facebook
    https://www.facebook.com/pages/Educa%C3%A7%C3%A3o-F%C3%ADsica-Sa%C3%BAde/223440834372159?ref_type=bookmark

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho escoliose e gostaria de saber se posso fazer algum tipo de luta. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu tenho 26 anos tenho Lordose,Escoliose e Lombalgia ,queria saber posso praticar dançar zumba ou axé !?

      Excluir
    2. Olá eu tenho 26 anos tenho Lordose,Escoliose e Lombalgia ,queria saber posso praticar dançar zumba ou axé !?

      Excluir
  8. Eu gostaria de saber se posso realizar ginástica de solo, tipo cambalhotas, rodas, pinos...

    ResponderExcluir
  9. olá gostaria de saber se posso fazer algum tipo de luta pois tenho escoliose em S muito avançada,fui em uma academia e o instrutor disse que posso fazer com alguns cuidados mas gostaria de outra opinião. obgd

    ResponderExcluir
  10. Olá.....aconselho você preocurar um fisioterapeuta para que possa te orientar quais os exercicios mais apropriados para seu caso, pois realmente tem delimitações de atividades em lutas para você , pois tem forte impacto e pode prejudicar ainda mais...No mais agradeço atenção...mande noticias sobre o que o medico falou para que eu possa te dar melhor orientação..obrigada

    ResponderExcluir
  11. Oi! Minha filha tem escoliose e cifose.Ela tem 10 anos.Ela pode fazer ginástica rítmica e quantas vezes por semana?Ela não quer fazer natação.

    ResponderExcluir
  12. Bom DIA Lisiane ,
    Bom a Ginastica rítmica não é problema , bom é so consultar o medico para ver se a cifose é grave , caso seja talvez possa só limita -lá de algum movimento, é importante alongar a região lombar e permitir uma boa função dorsal . A ginastica possibilita esses movimentos podendo ajudar na correção.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Andominais são liberados oara quem tem escoliose? Ou tem uns que são permitidos e outros nao? Quais serião? E corrida esta liberado tbm?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente você tem que identificar qual o tipo de escoliose você tem ,são elas
    Escoliose congênita (de nascença)
    Escoliose Neuromuscular
    Escoliose idiopática
    Assim que você diagnosticar tem que passar para um Educador físico que vá te orientar as que você pode executar. Até mesmo se você pode fazer algum reforço muscular.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Tenho escoliose leve atualmente faço RPG, gostaria de saber se posso andar de patins??

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Karina
    Tenho cifose e escliose q não posso fazer em uma academia...

    ResponderExcluir
  17. Bom, eu tenho escoliose e queria fazer ginastica artística... Eu posso?

    ResponderExcluir
  18. Bom, eu tenho escoliose e queria fazer ginastica artística... Eu posso?

    ResponderExcluir
  19. Oi tenho escoliose posso fazer capoeira.?

    ResponderExcluir
  20. Oi tenho escoliose posso fazer capoeira.?

    ResponderExcluir
  21. Quem tem Hipercifose toráxica pode fazer aula de dança? Pois faço dança artística e não sei se faz mal.

    ResponderExcluir
  22. Tenho cifose e lordose. Posso fazer flexões?

    ResponderExcluir
  23. Oi, meu filho de 12 anos tem escoliose idiopática e meu irmão insiste em querer levá-lo para subir costões de morros. Acho muito esforço para a coluna, mas não tenho conhecimento. Esse tipo de atividade é permitido para o problema dele?

    ResponderExcluir
  24. Trabalho no mercado no horto fruti repositora e na balança sinto muitas dores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário