A
pratica diferente através da ludicidade é importante para a vida do aluno
onde exige praticas bem elaboradas pelo
professor. Organiza se idéias e abordagens metodológicas de acorco com as
atividades lúdicas fazendo com que todos os alunos serão incluídos e praticaram
o conteúdo desenvolvido sem geral exclusão .Assim, o
papel do professor é formar um aluno motivado e consciente que consegue
entender a importância que este tipo de atividade trás para sua vida .
A escola apresenta a partir da ai uma disseminadora de conhecimentos e
habilidades, onde os alunos terão mais liberdades dentro e fora das aulas de
Educação Física, diminuindo as quantidades de filas para execuções de
atividades propostas entre outras características.Não que as demais disciplinas
não proporcionem prazer, entretanto, é durante estas aulas que as atividades
lúdicas aparecem mais visivelmente, podendo ser utilizadas de inúmeras formas
com a mesma finalidade desenvolver o indivíduo.
Dizemos que o lúdico são jogos e brincadeiras acompanhadas pelo
profissional de Educação Física onde existe um objetivo de
aprendizado.Brincadeiras devem estar presentes não apenas com crianças pequenas
na escola, despertar o lado do sonho, fantasia, jogos e brincadeiras, aproxima
professores e alunos , exploram conhecimentos, facilita aprendizagem, melhora
auto estima.
As brincadeiras lúdicas contribuem imensamente para a
formação moral, afetiva, cognitiva e motora da criança (FONSECA;MUNIZ,2000).
Portanto, buscando aproximar os conceitos de lúdico e método de ensino
(ANDRADE;MARCELLINO,2013), uma prática que pode contribuir e promover um
ambiente comunicativo, criativo e farto de colaboração dos sujeitos que dele
participam (MORAES;MOLINA,2008).
É
de extrema importância que educador seja o principal mediador em suas aulas,
tudo é possível quando estamos dispostos a buscar novos caminhos, acompanhar o
processo, mediando os conhecimentos através de jogos e brincadeiras, elaborando
para que possamos ter sucesso de fazermos atividades ricas e prazerosas.
Os jogos atuais exigem
menos habilidades motoras do que por
exemplo “subir em árvores”, requer maior capacidade de concentração, prevê alto
grau de interação virtual, exigindo mais do raciocínio lógico da criança. As
atividades lúdicas influencia o desenvolvimento e habilidades corporais,
iterpessoal etc.
A ludicidade representa
os modos de relação com a convivência da criança com o mundo dando a
oportunidade de aproximação com outro e a inclusão de todos.
Crianças hoje estão
extremamente focadas no mundo informatizado , computadores , vídeo games , até mesmo mesmo pela vida que
seus pais levam e pela violência que vem crescendo no mundo. São forçados a se
tornarem adultos mais cedo tendo uma vida puxada ao conhecimento, deixando de
lado os prazeres do brincar e também o lazer. São cobrados a todo momento, em
casa , na escola e nas ruas.
Sendo na Educação Física
um dos únicos momentos que se tem o contato com esporte e brincadeiras, por
isso vale a pena o professor sugar o Maximo do seu aluno fazendo com que ele de
interesse com as atividades propostas, dando ele a oportunidade de adquirir
novos conhecimentos.
“Ao brincar, a criança
envolve-se em uma atividade psicomotora extremamente complexa, não só
enriquecendo a sua organização sensorial, como estruturando a sua organização
perceptiva, cognitiva e neuronal, elaborando conjuntamente sua organização
motora adaptativa."
Comentários
Postar um comentário