A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A pratica diferente através da ludicidade é importante para a vida do aluno onde  exige praticas bem elaboradas pelo professor. Organiza se idéias e abordagens metodológicas de acorco com as atividades lúdicas fazendo com que todos os alunos serão incluídos e praticaram o conteúdo desenvolvido sem geral exclusão .Assim, o papel do professor é formar um aluno motivado e consciente que consegue entender a importância que este tipo de atividade trás para sua vida .
A escola apresenta a partir da ai uma disseminadora de conhecimentos e habilidades, onde os alunos terão mais liberdades dentro e fora das aulas de Educação Física, diminuindo as quantidades de filas para execuções de atividades propostas entre outras características.Não que as demais disciplinas não proporcionem prazer, entretanto, é durante estas aulas que as atividades lúdicas aparecem mais visivelmente, podendo ser utilizadas de inúmeras formas com a mesma finalidade desenvolver o indivíduo.
Dizemos que o lúdico são jogos e brincadeiras acompanhadas pelo profissional de Educação Física onde existe um objetivo de aprendizado.Brincadeiras devem estar presentes não apenas com crianças pequenas na escola, despertar o lado do sonho, fantasia, jogos e brincadeiras, aproxima professores e alunos , exploram conhecimentos, facilita aprendizagem, melhora auto estima.
As brincadeiras lúdicas contribuem imensamente para a formação moral, afetiva, cognitiva e motora da criança (FONSECA;MUNIZ,2000). Portanto, buscando aproximar os conceitos de lúdico e método de ensino (ANDRADE;MARCELLINO,2013), uma prática que pode contribuir e promover um ambiente comunicativo, criativo e farto de colaboração dos sujeitos que dele participam (MORAES;MOLINA,2008).


É de extrema importância que educador seja o principal mediador em suas aulas, tudo é possível quando estamos dispostos a buscar novos caminhos, acompanhar o processo, mediando os conhecimentos através de jogos e brincadeiras, elaborando para que possamos ter sucesso de fazermos atividades ricas e prazerosas.
 Os jogos atuais exigem menos habilidades motoras do que  por exemplo “subir em árvores”, requer maior capacidade de concentração, prevê alto grau de interação virtual, exigindo mais do raciocínio lógico da criança. As atividades lúdicas influencia o desenvolvimento e habilidades corporais, iterpessoal etc.
A ludicidade representa os modos de relação com a convivência da criança com o mundo dando a oportunidade de aproximação com outro e a inclusão de todos.
Crianças hoje estão extremamente focadas no mundo informatizado , computadores ,  vídeo games , até mesmo mesmo pela vida que seus pais levam e pela violência que vem crescendo no mundo. São forçados a se tornarem adultos mais cedo tendo uma vida puxada ao conhecimento, deixando de lado os prazeres do brincar e também o lazer. São cobrados a todo momento, em casa , na escola e nas ruas.
Sendo na Educação Física um dos únicos momentos que se tem o contato com esporte e brincadeiras, por isso vale a pena o professor sugar o Maximo do seu aluno fazendo com que ele de interesse com as atividades propostas, dando ele a oportunidade de adquirir novos conhecimentos.



“Ao brincar, a criança envolve-se em uma atividade psicomotora extremamente complexa, não só enriquecendo a sua organização sensorial, como estruturando a sua organização perceptiva, cognitiva e neuronal, elaborando conjuntamente sua organização motora adaptativa."



Comentários