EDUCATIVO DO NADO BORBOLETA


Historicamente o nado atual nasceu do nado clássico (peito), evoluiu para o nado borboleta (com perna de peito e braço apresentando o movimento simultâneo com recuperação aérea) e, então, para o nado golfinho, com ondulação do corpo e movimentos simultâneos verticais das pernas. Em competição, as provas, no BRASIL, são chamadas de borboleta, podendo também ser chamado de nado golfinho. O nado borboleta assemelha-se ao crawl. As pernas e os braços movem-se de modo parecido, com a diferença de que as pernas e os braços se mexem ao mesmo tempo.
Nesse estilo, também não há uma compensação de ombros, isto é, o nadador não realiza o movimento rotatório dos ombros e dos quadris, quando ocorrer a passagem da água. Por isso, ele exige do nadador mais força para enfrentar a resistência da água e é também bastante cansativo.

Os principais erros:
Braços saindo simultaneamente ao invés de juntos.
Flexão de cotovelo.
Flexão de joelhos durante a pernada.
Ondulações da cintura para baixo.



Esse vídeo foi reproduzido na academia Meritus, onde coloquei uma argola de borracha "prendendo" os pés do aluno para que ele executasse a pernada de borboleta soltando mais a região do quadril. Trabalhando somente a ondulação onde o mesmo respirava com a braçada do nado peito.





O aluno Gustavo executou 5 chegadas fazendo somente a ondulação. Logo depois fez a execução do nado com a braçada onde seus pés continuaram presos com argola.
Veja o vídeo a seguir:


Comentários