Psicomotricidade e Educação Física

Psicomotricidade é o estudo do homem através do corpo em movimento em relação ao seu mundo.é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
 Segundo Barreto (2000) o desenvolvimento psicomotor é importante na prevenção de problemas de aprendizagem.
A psicomotricidades nas aulas de Educação Física auxilia no desenvolvimento também dentro da sala de aula ajudando ao aluno a se desenvolver  culturalmente e mentalmente. Podendo ser identificado tal crescimento através de movimentos, gestos, olhares, forma de caminhar usando sua linguagem corporal. A Educação física tem o papel de educar o sujeito, fazendo com que tal identifique o limite e submersão do seu universo.
Segundo Assunção & Coelho (1997, p.108) a psicomotricidade é a “educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Além disso, possui uma dupla finalidade: “assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano”.
Brincar, correr, explorar, escrever, limitar,recortar, fazer movimentos utilizando as mão ao mesmo tempo, saltar são atividades que ajudam no desenvolvimento da criança. Todo contato com o mundo é de mera importância. Hoje vimos crianças enfrente aos computadores e televisões perdendo contato com o brincar, relacionar. A importância de tais fatores se espelham dentro de casa, tendo crianças limitadas até para dialogar. E perdem o contato entre pais e filhos. Ir ao parque, zoológico, ruas, praças se tornou raridade no dia a dia.
Lembrando que o desenvolvimento motor faz parte do crescimento e fortalecimento dos músculos, as principais  funções é o crescimento da imagem do corpo e o conhecimento do mesmo.
A psicomotricidade preocupa com o desenvolvimento neuro muscular, onde mais tarde a inteligência e a motricidade  se tornam independentes rompendo sua simbiose, que só reparecera em caso de retardo mental.



Fotos de Dolcielio de Amaral.

Comentários