Educação Física e drogas

A Educação Física é vista hoje como meio de recuperação em várias áreas e doenças, tais como alcoolismo, doenças cardiorrespiratória, entre outras. Hoje vem desenvolvendo um grande papel para juventude que se envolve ou tem uma porcentagem grande de se envolver.

A adolescência é normalmente vivida como um período em que coexistem grandes transformações, quando o universo infantil se amplia para além do contexto familiar, envolvendo todo o contexto social. Universo infantil se amplia para além do contexto familiar, envolvendo todo o contexto social. É um dos períodos mais intensos da vida, pelos desafios, descobertas e oportunidades que apresentam.
Hoje o tema "DROGAS" é usado a todo momento pela mídia e dentro das comunidades.Entretanto, atualmente a preocupação que mobiliza a sociedade no Brasil se deve à enorme e crescente disseminação do consumo de drogas, aos crimes hediondos cometidos por seus usuários e pela idade cada vez mais

precoce das pessoas que se tornam dependentes delas, especialmente as ilícitas, mas, também, aquelas com comércio autorizado pelas instituições.  Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), droga é.
qualquer substância natural ou sintética que, administrada por qualquer via no organismo, afeta sua
estrutura ou função, e a pessoa com menor possibilidade de usar drogas é aquela que é bem
informada, bem integrada na família e sociedade, com boa saúde e qualidade de vida satisfatória e
com difícil acesso às drogas.
Quando droga é retratada, só dão ênfase às substâncias ilícitas, esquecendo que o álcool e o cigarro também são drogas, mas com a venda permitida, e como Antón (2000) coloca, essas substâncias lícitas podem ser as portas de entrada para o uso das outras substâncias, pois os jovens por conhecerem as conseqüências que as drogas ilícitas pode proporcionar, consideram o álcool como substituto dessas.
A droga pode causar varias modificações no comportamento humano.A Educação Física hoje tem um grande papel dentro das escolas onde é quando normalmente o professor percebe que  algo de errado no comportamento de "tal" aluno. E assim começa observar juntos com os outros profissionais da escola tal comportamento, comunicando aos pais.
Hoje o aluno se interessa muito por uma aula de Educação Física, praticar esporte ajuda em sua recuperação e motiva-o a continuar seguir em frente.

Percebemos então pela literatura, que adolescentes emocionalmente e psicologicamente saudáveis
correm menos riscos de ter um uso problemático de substâncias psicoativas. Este modelo visa o
desenvolvimento interpessoal dos jovens estimulando e valorizando a auto-estima, a capacidade
de lidar com a ansiedade, a habilidade de decidir e relacionar-se em grupo.
 O planejamento das atividades preventivas devem ter como meta diminuir a probabilidade do
adolescente envolver-se de maneira indevida com o uso de drogas. Para isso, os programas de
prevenção ao uso de drogas devem enfatizar a redução dos fatores de risco e ampliação dos
fatores
de proteção.
 Cabe à escola oferecer alternativas interessantes e saudáveis ao uso de drogas, propiciando aos
adolescentes possibilidades de lazer, prazer e crescimento pessoal, como as atividades esportivas,
artísticas e culturais.
 Exercícios físicos e esportes organizados permitem aos adolescentes em geral a participação em
atividades sociais, de forma ativa, com igual aceitação e consideração, podendo, a priori,
minimizar os aspectos negativos da qualidade de vida e saúde desses adolescentes usuários de
drogas, contribuindo para o tratamento e a prevenção .
 Esperamos que este estudo se constitua em um estímulo à reflexão e a ação, estas dentro das
perspectivas da aplicação prática do conhecimento gerado.


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