LESÕES

Lesões 

Como qualquer ser humano em movimento atletas também tende a sofrer por lesões, durante ou após treinamentos.Podendo ser justificadas por vários motivos;
Peterson & Renstron (1995) afirmam que mais de 50% das lesões nos atletas acontecem por má elaboração na prescrição do treinamento (ACHOUR JÚNIOR, 1997). A prescrição inadequada das sessões vem reduzindo a longevidade competitiva dos desportistas (FILIN & VOLKOV, 1998). O procedimento denominado "saltos" das cargas, é comum nos desportos da atualidade, ocasionando uma redução na carreira atlética do competidor porque o organismo não tem mais reservas de adaptação para assimilar as novas cargas de treino e os resultados nas competições pioram ou estabilizam, resultando no sucesso desportivo por 1 a 2 anos com essa maneira de prescrever o treino (ZAKHAROV, 1992). NOGUEIRA (2002) informa que o treino exagerado prejudica a saúde dos atletas, física e emocionalmente, predispondo estes desportistas à lesões.
Hoje em dia é comum ver pessoas fazendo atividade física sem acompanhamento de um profissional da areá da saúde Fisioterapeuta ou Educador Físico. Fator que afere o grande índice  de lesões. A falta de acompanhamento dos treinos podem ser grande prejuízo para você que busca qualidade de vida. 
Normalmente as lesões são causadas por movimentos bruscos ou exagerados de movimentos que tentam sido executados sem orientação.Lesões como distensões, estiramentos e entorses são as principais em algumas atividades físicas.

Contusão 
Lesão por trauma direto com amassamento dos tecidos moles. Sua magnitude depende da força do impacto e do local acometido. "Vieira"





Distensão 
Alongamento tecidual excessivo, com deformidade plástica do local.Ocorre no ponto mais frágil da unidade músculo-tendínea no momento do trauma. Classificada segundo o nível de acometimento tecidual: leve, moderada e grave. "Vieira"





Tendinite 
Alterações degenerativas cujas seqüelas produzem reações inflamatórias agudas ou crônicas nos tecidos. "Vieira"






Entorse 
Ato ou processo de torcer, girar ou rotar em torno de um eixo no qual são lesados os ligamentos e a membrana interóssea. "Vieira"






Fratura 
Perda de continuidade de um osso (ruptura ou quebra) causada por trauma, avulsão ou tração de um ligamento. "Dorland"






Luxação 
Trauma grave que se dá pela perda de contato entre a extremidade óssea e a superfície articular. "Taber"






Subluxação 
Luxação incompleta ou parcial entre duas extremidades articulares-ósseas. "Dorland"



Abrasão 
Desgaste da pele por meio de algum processo mecânico inusital ou anormal. "Dorland"





Bolha 
Vesícula cheia de serosidade ou pus, provocada por atrito ou pressão, na superfície da pele, palmar ou plantar. "Stedman"





Calo 
Hiperplasia localizada da camada córnea da epiderme em decorrência de   pressão ou atrito. É doloroso pela pressão. "Dorland"




Por isso a grande importância de ser acompanhado por pessoas de conhecimentos, para que não haja constrangimentos, informe se de qual melhor forma de se praticar atividade física, tais como roupas adequadas, calçados, lugares, ritmos....
E agora só correr em busca do melhor para sua saúde!
Karina Alves.
Facebook
TWITTER: @kahedfisica


Comentários