Isometria e isotônico


Quando o  músculo recebe um estímulo nervoso, gera uma contração que pode ser de dois tipos: isotônica e isométrica.
Na contração isotônica a força gerada pelo músculo é superior á proporcionada pela força da gravidade e á resistência dos segmentos esqueléticos nos músculos e a sua aproximação ao segmento esquelético que movimenta. Com isso os exercícios isotônicos são os que produzem contrações que proporcionam os movimentos corporais, ou seja, utilizados para movimentar o corpo.
A isometria, a força gerada pelo músculo é inferior á proporcionada pela gravidade resistência dos segmentos esqueléticos aos quais se encontra unido. Assim os exercícios isométricos são aqueles que provocam contrações que, embora aumentem a tensão muscular interna, não produzem movimento no corpo humano.
Os exercícios isotônicos contribuem para o desenvolvimento do volume (hipertrofia), força, potencia e resistência do músculo, enquanto que o isométrico passa pelo aumento do tônus e da orça muscular.
Por fortalecer o músculo, a isometria é indicada para pessoas com limitações, problemas articulares, mulheres com pouca experiência esportiva, iniciantes que ainda não têm um perfeito domínio motor durante a atividade física e pessoas em processos de reabilitação.

No que diz respeito à estética, esses exercícios também fazem a diferença quando aliados a outras atividades físicas. Além de tonificar a musculatura, tornando-a mais definida, auxiliam na estabilização das articulações. Quanto mais fortes forem os músculos e tecidos ao redor das juntas, melhor irão suportar e protegê-las. Com isso, previnem-se lesões nas articulações, quando na prática de esportes e má postura. 
A respiração é um fator importante durante as atividades isométrica e isotônicas  é importante que o aluno respire de forma intensa sem prender a respiração, ator comum de se ver nas academias, alunos prendendo a respiração.
Bom galera comece a treinar agora procure já seu  educador físico e peça esclarecimentos.
Referencias 






Comentários