O esporte na escola.



Profissionais da Educação Física ainda debatem o esporte nas aulas, tanta importância a ser discutido que o tema é visto em vários lugares como  livros, artigos e textos na internet. O esporte possibilita uma amplitude de comportamentos sendo ele coletivo ou individual. Tais comportamentos coletivos importantes para o crescimento e preparação para o  trabalho.Visando o comportamento individual buscando o caráter, força, compreensão, carisma, perder e ganhar entre outros sentimentos e habilidades.
Tendo dois componentes importantes a serem trabalhados fica ai a pergunta: O esporte deve fazer parte das aulas de Educação Física?
Sabemos que construir identidade de um aluno tais componentes o individual e o coletivo devem ser trabalhados, tendo os dois sua importância. Cada alunos constrói sua identidade dentro de suas vivencias. Hall (2000) utiliza o termo identidade para significar o ponto de encontro entre os discursos e práticas que nos tentam “interpelar”, nos POLÍTICAS DE ESPORTE PARA A JUVENTUDE 13, falar ou nos convocar para que assumamos nossos lugares como os sujeitos sociais de discursos particulares e, por outro, os processos produtores de subjetividades, que nos constroem como sujeitos aos quais se pode “falar”. As identidades são, pois, pontos de apego temporário às posições de sujeito que as práticas discursivas constroem para nós.
Construir uma identidade não é tarefa fácil para o esporte onde existem milhões de contratempos principalmente quando se trata em esporte na escola, onde visamos espaços e matérias inadequados, onde trabalhamos com a inclusão, salas lotadas para pratica esportiva. Realmente visar a realidade nós deixa desestimulados.
É comum ouvirmos críticas relacionadas ao esporte de alto rendimento por ser ele promotor de exclusão, na medida em que privilegia o mais habilidoso e exclui a grande maioria, menos habilidosa.O que não se deve é fingir aos olhos do educador que uma criança que tem uma habilidade seja uma criança normal onde não se deva passar por um preparo especial .É direito do aluno manifestar sua potencialidade no esporte. Alguém hoje acha absurdo que Piaget passasse parte de seu tempo na infância observando os lagos suíços? O que teria sido de Einstein se a professora de física defendesse a necessidade dele se dedicar mais aos estudos de língua estrangeira e literatura em detrimento das ciências exatas? E se os pais de Picasso lhe retirassem os lápis e folhas de papel para que ele se concentrasse nos deveres de casa? Então por que no esporte a tolerância em relação àqueles que escolhem por se dedicar à prática de uma modalidade chega a níveis tão baixos?( Profª Drª Katia Rubio)
É fato que os despreparos das escolas e profissionais fazem com que grandes talentos sejam literalmente escondidos "O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam,pode obter" (John Dewey)


Escrito por:Karina Alves
Referencias:
Livro Políticas esporte para juventude- Por Brenda Espindula, São Paulo 2008

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