Temperatura ideal da aguá para sua atividade física

Temperatura da água.
Somos seres homeotérmicos, portanto necessitamos manter nossa temperatura, principalmente a central  em níveis ótimos de regulação para o funcionamento das funções físico-químicas do nosso organismo(37® C- TEMPERATURA CONSTANTE DO CÉREBRO).Cerca  de 70% do que consumimos é transformado em energia e queimado para manter nossa temperatura central estável.
Em um ambiente quente :a primeira defesa é o aumento de fluxo de sangue para a pele(desde que a temperatura da pele esteja mais baixa que a temperatura do centro) que transfere calor do centro para pele, que pode ser pedido primeiramente por radiação e convecção.Se a temperatura continuar subir a suadores inicia-se e ,se evaporar,esfriar a pele. O principal mecanismo para evitar superaquecimento é a evaporação de suor da superfície da pele. O tempo temperatura corporal é uma concepção errada. O que nós nos referimos como temperatura corporal (TCO) é uma composição de temperaturas do centro (TCE) e das extremidades (TXE).
Em um ambiente frio: o fluxo de sangue para a pele e o volume de sangue diminuem, o que aumenta o valor de isolamento da pele.
Em um ambiente quente: O fluxo de sangue é desviado para a pele para ajudar a transferir calor do centro, o que diminui o valor de isolamento das extremidades.
Temperatura ideal: HIDROGINASTICA:  28® a 30® C- (AEA,2001) temperatura confortável para prática de fitness aquático porém ainda existe um pequeno risco de superaquecimento.
Temperatura ideal: NATAÇÃO: 25® a 28® C-(FINA,2002/2003)- na água abaixo de 25® C as respostas fisiologias do corpo se alteram: metabolismo corporal e a freqüência cardíaca diminuem, as funções circulatórias tornam-se mais baixas e a maioria dos fluidos do corpo permanecem na região do tronco,para manter o funcionamento e o aquecimento dos órgãos vitais. Da mesma forma, tentar atingir os benefícios do condicionamento físico em temperaturas em torno ou acima de 32 C pode colocar em risco a saúde,pois, produz calor em excesso e dificulta a dissipação do calor fazendo com que o corpo não seja resfriado adequadamente.





Comentários