ஐαŧividαdє físicα x cørαçãøஐ



Tudo começa no movimento. Qualquer atividade física, dando como exemplo um exercício aeróbico (movimentos repetitivos) fará com que seu batimento cardíaco vá a 60-90% do seu batimento máximo. Um simples método para determinar seu batimento cardíaco máximo (se bem que eu detesto coisa generalizada) é subtrair sua idade de 220. Por exemplo, um batimento cardíaco máximo para um atleta de 30 anos seria de 190 (220 – 30). Para determinar um batimento cardíaco tolerável para um treino, seria multiplicar seu batimento máximo por 60 e 90 (60% e 90%). No caso do exemplo, a faixa segura de batimentos cardíacos seria entre 114 e 171. Mas com o tempo, você percebe que se você não consegue falar sem ter que puxar muito ar, você está treinando muito forte, agora, por outro lado, se não notar uma mudança na rapidez da respiração, é porque você não está se esforçando muito. Agora, se entrar no âmbito mental x corpo, confesso que não tenho a capacidade de controlar mentalmente meu batimento cardíaco. Sei que há pessoas que conseguem, mas infelizmente não é o meu caso.


Comece o seu condicionamento, através do crescimento maior do mesmo, estará agindo e alterando os fatores de risco acima expostos, que ao longo dos anos seriam fatais para o seu coração. A atividade física auxilia na prevenção e recuperação da saúde. Quando realiza a atividade física regularmente você estará realizando um treinamento físico. Este deverá ser efetuado com uma freqüência inicial de 3 vezes por semana, aumentando gradualmente até ser diário. Faça-o inicialmente durante 30 a 40 minutos e progressivamente aumente este tempo de acordo com sua capacidade ( dose do exercício ). A intensidade do mesmo deverá acompanhar sua forma atual de condicionamento, caso queira realizar exercícios mais intensos é fundamental uma orientação médica.

Dica: Durante a atividade física procure se manter o mínimo ofegante, mantendo a estabilidade da respiração. Você deverá terminar o exercício de forma prazerosa. Com este simples ato, diminui o sedentarismo e colaborará com a melhoria dos fatores de risco das doenças cardíacas. Com toda certeza, a sua saúde agradecerá. 










Referencias:  ttp://www.minhavida.com.br/conteudo/2439-Coracao-saudavel-e-atividade-fisica.htm
http://www.minhavida.com.br/conteudo/2439-Coracao-saudavel-e-atividade-fisica.htm

Comentários