Natação e os quatro estilos



Estilo costas
O nado costa, deve se posicionar com o corpo de forma estendida, mas não paralelo ao chão da piscina. As pernas se movimentar de forma paralela, os braços estendidos, fora da água, dentro da água o braço desenvolve fazendo um"s". A grande dificuldades neste estilo é para homens devido o numero de massa muscular e a dificuldade de flutuação. A respiração é controlada, pegando o ar pela boca e soltar pelo nariz, no momento em que á braçada entra na água. A braçada é simultânea,quando um braço está entrando na água o outro está saindo conforme a fig.abaixo.
Dica: É importante que o professor entre na água com os alunos que nunca deitaram de costas.
Exercícios, com pranchas, espaguetes são de extrema importância na adaptação.



O crawl

No Crawl, o corpo fica na posição horizontal em decúbito ventral (barriga para baixo). O rosto submerso, com água na altura da testa, olhando para frente e para baixo ao mesmo tempo.
As pernas realizam movimentos alternados, iniciando à partir da articulação coxo-femural, em rítmo ativo e passivo. No ativo, o movimento é de cima para baixo, com a perna levemente flexionada e, com o pé ligeiramente voltado para dentro e o tornozelo relaxado concentrando a força no peito do pé e; no rítmo passivo é o relaxamento do ativo, com extenção total da perna, até que o calcanhar atinja o nível da água. Deve-se dar muita importância a pernada de Crawl, pois além da propulsão, ela é responsável pelo equilíbrio e sustentação (flutuação).
A grande dificuldade dos alunos é na respiração lateral, onde os alunos se desgastam, e se não tiver o interesse do professor modificar seu sistema de ensino os alunos tem a tendência a desistir.
Erros gritantes.
Levantar a cabeça ao respirar.
Não coordenar braçada e pernada.
Braçada muito curta, não levando aguá próximo aos pés.



Comentários